sábado, 19 de abril de 2008

Sonho Digital



O sonho digital se tornará realidade ?

Entre aplausos e críticas, o governo testa em escolas brasileiras um laptop de baixo custo que pode substituir o livro didático e ampliar a inclusão digital.

Nesta reportagem no site do Educarede em 19/02/2008, é comentado o projeto da inclusão dos laptops de baixo custo nas escolas públicas.

Eu estarei na torcida para que funcione, mas sabemos que nem sempre o que está no papel acaba sendo realizado. A maneira de usar esta tecnologia nas escolas teria que ser feita com certos limites, por exemplo, os alunos não terem acesso a sites de entretenimento, tipo o orkut, pois se o laptop está na escola, é para uso exclusivo da educação do próprio aluno. Segundo a aluna Jéssica que estava fazendo o teste no laptop diz: “que gostava de trabalhar no computador, porque ficou mais interessante a forma de aprender”, concordo com ela, pois as aulas seriam diferentes, iria ter mais facilidades, sabemos que hoje em dia temos bibliotecas digitais, para fazer pesquisas, estaria com os recursos na mão, bastaria um clique. Seria um ponto muito favorável para aqueles alunos que ainda não tem a oportunidade de terem um computador em casa com acesso à internet, e isso ainda existe no nosso Brasil. Como a tecnologia está avançando cada dia mais, a educação também tem que ir se transformando aos poucos, pois sabemos que no Brasil a educação anda em ritmo lento, e não vai ser com a inclusão digital nas escolas que vai mudar esse quadro de uma hora para a outra. Para ler toda a reportagem, acesse aqui.

2 comentários:

Dejanira disse...

Este projeto é muito bom para que o acesso seja mais fácil a essas tecnologias e com certeza atualmente é preciso investir na educação fazendo uso de computadores, pois essa era é a da tecnologia, que cada vez mais está crescendo e fazendo parte do nosso cotidiano.Esse programa além de trazer a praticidade tras com ele um novo incentivo aos estudantes.
Mas ao tomar conhecimento dessa reportagem uma pergunta surgiu-me.
Como fazer com que todas as escolas públicas tenham acesso a essa ferramenta?
Pois sabemos que ainda existem falhas na educação, principalmente nas pequenas cidades.

Gabi disse...

Concordo contigo Dejanira, mas acredito que com o passar dos anos a tecnologia poderá chegar a um grande percentual de escolas. Na cidade onde eu morava, são cerca de 8 mil habitantes, uma cidade pequena, e lá existem duas escolas municipais, ambas no interior do município. Sendo que uma das escolas eu estudei há 14 anos, e na minha época era escola de ensino fundamental incompleto, apenas até a 4ª série.
Hoje em dia é uma escola de ensino fundamental completo e os alunos possuem acesso a aulas de informática e acesso à internet. Diante destes fatos eu acredito que, daqui há alguns anos, a maioria das escolas estarão devidamente equipadas e sempre caminhando junto com a tecnologia.